Grupos de Trabalho (GT’s)

GT 1 – Ética e Filosofia Política

Busca-se fazer a interface entre ética e política, isto é, analisar as diversas questões teóricas e práticas referentes à relação entre ética e política; assim como, examinar o pensamento de teóricos da ética e da política de forma que se faça a reflexão em torno das discussões referentes à teoria do Estado, do poder, da democracia, dos direitos humanos e dos múltiplos conceitos ligados à ética e à política.

 

GT 2 – Educação, Estética e Técnica

Volta-se à investigação em torno dos fenômenos da educação, da estética e/ou da técnica, compreendidos em sua relação com a constituição da individualidade e socialização humanas. O que se propõe é refletir sobre questões intrínsecas ao universo educacional, à estética e à produção técnico-científica humana ao longo do pensamento ocidental, compreendendo os fenômenos destacados como elementos fundamentais para a formação da subjetividade humana, de novas práticas socioculturais, de uma mais elevada aplicabilidade da técnica/tecnologia, enfim, de uma nova imagem do homem.

 

GT 3 – Teoria do Conhecimento e Epistemologia

Volta-se à investigação de temas clássicos relacionados à teoria do conhecimento ou epistemologia, em que se investiga a natureza, a origem e a validade do conhecimento, isto é, as condições de possibilidade, justificação e limites do conhecimento. Centra-se também no estudo acerca dos princípios formadores da crença, dos métodos científicos e como são abordadas todas essas questões ao longo da história da filosofia.

 

GT 4 – Subjetividade e Existência

Tem por objetivo pesquisar o conceito de subjetividade, desde sua gênese na filosofia moderna e seus desdobramentos nos vários campos de pesquisa na filosofia contemporânea, abarcando discussões filosóficas presentes nas vertentes do existencialismo, do estruturalismo e do pós-estruturalismo, da hermenêutica, da filosofia da diferença bem como na definição da subjetividade presentes na psicologia, na psicanálise e nas ciências cognitivas. O foco principal está centrado no processo de construção e de desconstrução do sujeito e no problema da existência, procurando entender os aspectos filosóficos da existência humana, assim como a compreensão do homem e do mundo como possibilidades.

cropped-site-rodapé.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>