Lançamento da Coleção: IFG | História, Reconfigurações e Perspertivas

 
 

22 DE JUNHO | 19H30

 
 

A cerimônia de lançamento da coleção acontecerá no dia 22 de junho a partir das 19h30 durante o Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal. Na ocasião será realizada uma mesa-redonda sobre o tema “O passado, o presente e o futuro da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil“, composta pelo organizador da coleção, Walmir Barbosa, professor do IFG/Câmpus Goiânia, e pelas autoras Luciene Pires, professora do IFG/Câmpus Jataí, e Luzia Mota, professora do Instituto Federal da Bahia, contando com a mediação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professor Ruberley Rodrigues, também autor da obra. Nessa mesa-redonda, serão discutidos temas relacionados à construção da Rede Federal ao longo dos anos, por meio de uma análise histórica desse processo e do desenho de perspectivas para a consolidação das instituições que compõem a Rede, aspectos bem desenvolvidos nos textos que integram a coleção Instituto Federal de Goiás: história, reconfigurações e perspectivas.

 
 

A COLEÇÃO

A coleção Instituto Federal de Goiás: história, reconfigurações e perspectivas oferece aos leitores um conjunto de textos que proporcionam olhares críticos sobre a constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sobre a trajetória do Instituto. Com espírito acadêmico, socializam-se estudos que envolvem ciência, política, memória e identidade e oferecem elementos eóricos para a realização de pesquisas sobre a educação profissional e tecnológica brasileira. Busca-se, assim, contribuir para uma reconfiguração que, contextualizada em termos sócio-histórico e geográficos e democratizada em âmbito interno e externo, transforme o IFG em uma instituição social com verdadeira autonomia administrativa e pedagógica.
A coleção é composta por três volumes: volume 1, A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o IFG no tempo: conduzindo uma recuperação histórica até os anos 1990; volume 2, O IFG no tempo presente: possibilidades e limites no contexto das reconfigurações institucionais (de 1990 a 2015), volume 3, A Rede Federal e o IFG em perspectiva: desafios institucionais e cenários futuros. Essa composição desenvolve uma recuperação histórica, articulada à identificação de impasses, limites e possibilidades presentes no processo de construção institucional, objetivando favorecer a formação de pensamento crítico e a visualização das perspectivas possíveis sobre o vir a ser da Rede e do Instituto.