Convidados

PALESTRANTES

Capa

Antón Corbacho Quintela

Possui doutorado em Filologia Galega pela Universidade de Santiago de Compostela (2009). Atualmente é professor adjunto II da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Desde 2014 é o diretor do Centro Editorial e Gráfico da UFG (Cegraf/UFG).

Capa

Luciene Lima de Assis Pires

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005). É professora titular no Instituto Federal de Goiás/Câmpus Jataí desde 1990 e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG, desempenhando também a função de Coordenadora do referido Programa.

Capa

Maria Amelia Ayd Corrêa

Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminense (IFF)/Câmpus Campos-Centro. Implantou a Essentia Editora no IFF, e atuou como editora-chefe da Essentia Editora e da revista Vértices, na mesma instituição.

Capa

Nair Maria Di Oliveira

Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1975). Há mais de 30 anos é professora do Departamento de Letras da PUC-Goiás. Atualmente é diretora da editora dessa instituição e exerce a função de vice-diretora da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) pela gestão 2015-2017.

Capa

Teila de Oliveira Carvalho

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Possui interesse nas áreas de Acesso Aberto, Comunicação Científica e Revistas Científicas. Atualmente atua no Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

 

Capa

Leilah Santiago Bufrem

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidad Autónoma de Madrid (1995). É professora titular aposentada do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é professora permanente na qualidade de professora visitante sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. É autora do livro Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática.

Capa

Luzia Matos Mota

Possui doutorado pelo Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da UFBA (2013). É professora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) desde 1994. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica do IFBA. Coordena o Curso de especialização em Educação Científica e Tecnológica sediado no IFBA.

Capa

Manoel Brod Siqueira

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Bacharel em Engenharia Mecatrônica também pela UnB. Atualmente, é Coordenador de Gestão da Informação da Diretoria de Avaliação (DAV) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde trabalha desde 2009.

Capa

Sigmar de Mello Rode

Possui doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1990). É livre-docente em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1997), titular pela Universidade de Taubaté (2005) e titular pela Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da Universidade Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professor titular de Materiais Dentários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É presidente anterior da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). Foi editor científico da Brazilian Oral Research (2006-2014).

Capa

Walmir Barbosa

Possui doutorado em História (2012), mestrado em História das Sociedades Agrárias (1997) e licenciatura em História (1985) pela Universidade Federal de Goiás. Atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Goiânia. Lidera o Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Formação Humana e coordena o projeto de pesquisa “Padrão de reprodução do capital e educação profissional e tecnológica no Brasil: a trajetória do IFG nos anos 1990 e 2000”.

MINISTRANTES DE MINICURSOS

Capa>

Magda Maria de Freitas Querino (Ceteb/DF)

Possui licenciatura em Letras, especialização em Docência Superior e mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília. Desenvolve há 40 anos atividades na área educacional pública e privada do Distrito Federal como elaboradora de material didático de Língua Portuguesa e outras áreas afins. Realiza revisão técnica e linguística de textos literários e poéticos para editoras e escritores; documentos técnicos; propostas curriculares e orçamentárias; cursos de graduação e de pós-graduação; e produções diversas no âmbito de empresas públicas e privadas. Atualmente, como Especialista em Assuntos Educacionais, presta Consultoria e Assessoramento Técnicos a Estados e Municípios brasileiros e a países da América Latina.

Capa

Selma Lúcia Lira Beltrão (Embrapa Informação Tecnológica)

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1988) e mestrado profissional em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e exerce função de Gerente-Geral da Embrapa Informação Tecnológica. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, agricultura familiar, gestão e difusão da informação técnico-científica; popularização da ciência, sustentabilidade, educação.

 
 
 
 
 
 
 
 

Capa

Maria Lúcia Kons (Editora UFG)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Desde 2008 atua como revisora de textos na Editora UFG, exercendo atualmente a função de coordenadora do setor de revisão. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, mais especificamente em Análise de Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: reescritura de textos, leitura no ensino superior, formação do professor-leitor.

MEDIADORES

Capa

Aladir Ferreira da Silva Júnior

Possui doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. É professor efetivo do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Jataí. Atualmente é editor-chefe da revista Tecnia.

Capa

Ruberley Rodrigues de Souza

Possui doutorado em Física pela Universidade de São Paulo – São Carlos (1998), com estágio de Pós-doutorado em Educação para Ciências na Universidade Estadual Paulista/Câmpus Bauru (2008-2009). Desde 1995 é professor efetivo do Instituto Federal de Goiás. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós- Graduação dessa instituição.

Capa

Nelson Martinelli Filho

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. É doutorando em Letras nessa mesma instituição. Atua como professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Atualmente é coordenador da editora desse instituto.

Capa

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz

Possui doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É professora no Instituto Federal de Goiás/Câmpus Goiânia, com atuação na docência da Educação Básica e Superior, na modalidade de Educação Profissional, Licenciaturas e Pós-Graduação em Educação Lato e Stricto Sensu. Atualmente coordena a Editora IFG.

Realização

Financiamento

Apoio