Makunaíma na Terra do Pindorama diverte público

Espetáculo - Makunaíma na Terra do PindoramaQuando perguntada, antes do espetáculo, o que o público poderia esperar da apresentação, a coordenadora do grupo Teatro que Roda, Liz Elidoraz, sintetizou sua resposta em apenas uma palavra: diversão. Durante uma hora e meia de apresentação foi possível ver no rostos sorridentes da plateia que o objetivo do grupo foi plenamente alcançado.

.
A peça teatral Makunaíma na Terra do Pindorama foi apresentada na quarta-feira, 1º, no penúltimo dia do X Festival de Artes de Goiás realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG). O espetáculo é baseado na obra de Mário de Andrade e conta as peripécias e histórias de Macunaíma, anti-heroi brasileiro conhecido por sua preguiça e malandragens. Mas Liz Elidoraz afirma que o grupo utilizou somente as características dos personagens. “Não é uma releitura da obra original. Na verdade é um grande jogo de faz de conta que usa o estilo carnavalesco de Mário”, conta a coordenadora.

.
O grupo faz jus ao nome e realiza seus espetáculos de forma itinerante. Os artistas não utilizam palco e durante toda a apresentação rodam o espaço, encenam no meio da plateia e interagem com ela. O grupo também realiza uma mistura do teatro com música carnavalesca, utilizando instrumentos musicais como tambores, tamborim, pandeiro e cavaquinho.

A apresentação arrancou gargalhadas da plateia. A aluna de Mineração do campus de Goiânia Verônica da Costa Rodrigues conta que achou todo o espetáculo muito engraçado. “Foi bastante divertido e os atores também são muito bons”, relata a aluna.

O Grupo

O espetáculo Makunaíma na Terra do Pindorama é dirigido por André Carreira, de Florianópolis, e estreou neste ano. Essa é a segunda peça do grupo que Carreira dirige. Em 2009, o grupo fez turnê nacional com a peça Dom Quixote.

Liz Eldoraz conta que a intenção é finalizar a trilogia da parceria entre diretor e grupo de adaptações de obras literárias com mais uma peça para o ano que vem. “A próxima adaptação será Alice no País das Maravilhas”, antecipa a coordenadora.

Coordenação de Comunicação  Social – Campus Formosa

Texto: Fernando Coêlho
Fotos: Silvio Quirino