Oficinas são oferecidas a iniciados em artes

Oficina - Corpo Conexão e Espaço

Cinco oficinas são oferecidas  a iniciados em artes durante programação do X Festival de Artes de Goiás,  entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro. Confira quais são:

• Escola Animada –  Animação em Stop Motion

Cerca de 20 alunos participaram na tarde do último dia 30 de novembro da oficina Escola Animada – Animação em Stop Motion. A atividade foi conduzida pelo publicitário César Kiss, que deu dicas sobre criação e produção aos participantes já iniciados no assunto.

Na ocasião os alunos receberam explicações sobre a técnica, a história da animação e o início da criação de roteiros. O stop motion é uma técnica de animação produzida por meio de imagens, fotografias e até massinhas de modelar. O recurso utiliza o fotograma, técnica feita por meio da sucessão de quadros.

• Vivência teatral e produção de texto a partir dos jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht

A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira ministrou a oficina Vivência teatral e produção de texto a partir dos jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht, na tarde desta terça-feira, dia 30. Resultado da sua tese de doutorado, a oficineira propôs o conhecimento do trabalho de Brecht por meio da criação de textos teatrais a partir de passagens escritas já existentes.

Durante a oficina, a professora trabalhou o texto Baden-Baden sobre o acordo. O aluno do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Dyhego Martins participou da atividade e também se apresentou no Festival, com o grupo Mira Ira, do IFCE. “O Festival tem uma estrutura muito boa, fomos muito bem recebidos”, analisou Dyhego.

• Preservação do Patrimônio Musical Brasileiro
  • Prática de Canto Coral

A música também integra a programação, como se verifica na oficina de Preservação do Patrimônio Musical Brasileiro, com a professora  Mary Angela Biason. Segundo a docente, a atividade pretende instigar os alunos sobre a memória musical. “A metodologia abrange audição de composições brasileiras nos séculos XVIII e XIX, documentos históricos e iconografia musical”, conta Mary Angela. A oficina foi proposta para estudantes de música do ensino médio.

Outra oficina que aborda música é Prática de Canto Coral, com o regente e professor Ângelo Dias. Ele está preparando o coral do IFG para executar sete músicas, sendo três goianas e uma de Natal. O grupo realiza a oficina, com duração de 12 horas, e se apresenta na tarde da quinta-feira no encerramento do X Festival de Artes de Goiás, no pátio do Instituto Federal de Goiás.

• Corpo, Conexão e Espaço

A dança é a atração da oficina Corpo, Conexão e Espaço, com a professora e coreógrafa Ciane Fernandes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os participantes associam técnicas de dança e teatro contemporâneos a fim de desenvolver o preparo do corpo e processos criativos.

Coordenação de Comunicação Social/ Inhumas/Itumbiara/Jataí

Texto: Isaura Carrijo, Ana Paula Vieira e Mateus Lima