13 abr

FLISOL 2016 ocorrerá no Câmpus Uruaçu

No próximo sábado, dia 16, o Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás irá realizar a edição uruaçuense do 12º Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL). O evento será das 8h às 12h. É importante que os participantes levem seus microcomputadores e notebooks.

Diversas atividades serão promovidas pelo festival, dentre elas o InstallFest, em que serão instalados softwares e sistema operacional livres. O Batismo Digital também irá iniciar os participantes com pouca experiência com softwares livres, cumprindo com o propósito de inclusão do Festival. Os participantes poderão participar de cursos introdutórios sobre duas linguagens de programação, o PHP e Inkscape, além de duas palestras sobre os softwares livres Arduino, plataforma de prototipagem de hardware livre, e o LogiSim, programa para desenho e simulação de circuitos digitais.

O FLISOL existe desde 2005 e sua primeira realização no Câmpus Uruaçu foi em 2010, e já está em sua sétima edição local. O evento é produzido no Câmpus pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As inscrições para o Festival devem ser feitas online, nesse link.

27 abr

Flisol 2015 em Uruaçu-GO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Uruaçu – sediou no dia 25 de abril, das 8 às 18 horas, o Festival Latino-americano de Instação de Software Livre (FLISOL). O evento acontece em vários países simultaneamente e em Goiás foi realizado em 5 cidades: Anápolis, Goiânia, Jataí,Luziânia e Uruaçu.

O festival é realizado desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimentoao público em geral.

Conceito

Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição, diferentemente dos softwares comercializados no mercado.

Mais informações acesse: http://blogs.ifg.edu.br/flisoluruacu

Veja as Fotos do Evento.

Coordenação da Área de Informática do Câmpus Uruaçu

18 mar

FLISOL 2014: aberto período para submissão de trabalhos

A Comissão Local Organizadora do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre  (FLISOL), comunica que já está aberto o período para submissão de trabalhos para a edição 2014 do evento. O Câmpus Uruaçu sediará novamente o FLISOL, que ocorrerá no dia 26 de abril.

De acordo com a Comissão, qualquer pessoa da comunidade interna ou externa do IFG pode participar do FLISOL com palestra, minicurso ou oficinas.

Acesse aqui o documento sobre os tipos de apresentações

Os interessados devem enviar suas propostas de atividade para o FLISOL 2014 no endereço de e-mail da Comissão Organizadora Local ( flisol.uru@gmail.com )

Cronograma – Prazos das chamadas de trabalho

  • Submissão de trabalhos até 31/03/2014.
  • Avaliação dos trabalhos até 03/04/2014.
  • Divulgação dos trabalhos aceitos a partir de 07/04/2014.
29 abr

Público diversificado marca edição 2013 do FLISOL

O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou no sábado, dia 27, a 9ª edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2013.  No total, 17 atividades, 15 palestras e 02 oficinas estavam à disposição dos 565 participantes inscritos no evento. A abertura oficial do evento contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus, professor Ubaldo Eleutério da Silva.

Confira as fotos do evento!! A mesa de abertura do FLISOL contou ainda com a presença do Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Leonne Borges Evangelista, da Coordenadora da Área Profissional de Informática, professora Viviane Bessa e do Coordenador de Apoio ao Ensino, professor Douglas Rolins de Santana.

“Sem nossos alunos colaboradores não conseguiríamos realizar este evento. Hoje é um dia muito especial. É um dia de trabalho e promoção do software livre. A ideia do software livre, da sua promoção foi ampliada com o crescimento do debate acerca deste tema, Hoje a Filosofia do software livre é que o conhecimento não deve ficar restrito a poucas pessoas, uma proposta de troca de conhecimento entre os usuários, esta é a principal filosofia do evento”, disse Douglas.

Na edição deste ano, uma novidade na programação, o batismo digital. O objetivo foi proporcionar inclusão digital através do primeiro contato com software livre. A ação foi conduzida por alunos do curso Técnico Integrado em Informática e atraiu um público diversificado, de adolescentes acostumados as constantes mudanças tecnológicas à senhores que estavam tendo o primeiro com software livre.

“É com muita alegria que recebemos vocês neste evento. O Flisol é para divulgar e disseminar o conhecimento, principalmente para as pessoas iniciantes. Temos ai na programação deste ano o batismo digital, uma ótima oportunidade para que as pessoas possam ter o seu primeiro contato com o software livre. Este evento é pensando para toda a comunidade”, destacou Viviane Bessa.

Outro ponto de destaque foi a participação efetiva dos alunos do Câmpus em todos os preparativos pré e durante o evento. Os alunos auxiliaram em atividades como o credenciamento, logística, apoio aos palestrantes e também como palestrantes, a exemplo dos jovens Augusto Vicente com a palestra Virtual Box: virtualização de sistemas operacionais, e Francielle Marques que ministrou a palestra Construindo o Conhecimento Livre. Ambos são acadêmicos do curso Integrado em Informática do Câmpus.

O crescimento do evento foi um dos pontos destacados pelo professor Leonne Borges. “É muito gratificante ver o nascimento e crescimento deste evento. Ao lembrar a primeira edição que o Câmpus sediou e observar a de hoje, é notório o avanço do evento. Isso tudo, claro, fruto do trabalho dos profissionais da área de informática do nosso Câmpus”, destacou.

Já para o professor Ubaldo Eleutério, Diretor-geral, o Flisol acaba sendo uma ferramenta de inclusão social. “Esse trabalho do Flisol rompe as fronteiras acadêmicas e acaba exercendo um importante papel social, quando passa a ser um mediador da inclusão digita. Um evento que é oportunizado para todos de forma gratuita, como é a filosofia do software livre”, disse Ubaldo.

Nesta edição as cidades de Anápolis, Goiânia, Itapuranga, Luziânia e Uruaçu realizaram o evento simultaneamente no estado de Goiás. Essa foi à quarta vez que o evento foi promovido pela área de informática do Câmpus Uruaçu. Apoiaram o Câmpus Uruaçu na realização do evento o Banco do Brasil, Urbi Telecom, Focus Desenvolvimento e Papelaria Plascom.

08 abr

FLISOL 2013 já recebe inscrições

Desde a última sexta-feira, 05, estão abertas as inscrições para a  edição 2013 do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2013. O evento, que ocorrerá no sábado, dia 27 de Abril, a partir das 08 horas no Câmpus Uruaçu é voltado para a promoção do uso de softwares livres.  O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás é parceiro da GULU – Grupo de usuários GNU/Linux de Uruaçu, na organização do FLISOL. As inscrições são gratuitas e seguem até às 18 horas do dia 26 de abril, véspera do evento. O FLISOL possibilita que usuários domésticos levem seus computadores até o local do evento para a instalação de forma gratuita e totalmente legal de software livres. Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

Com sua primeira edição realizada no ano de 2005, O FILISOL 2013 é um evento que ocorre de forma simultânea em várias loalidades da América do Sul. Docentes e acadêmicos do Campus de Uruaçu participam do evento como colaboradores e/ou palestrantes.

Em breve a comissão organizadora do evento estará divulgando a programação completa do evento.

Equipe Organizadora da Edição 2013 do FLISOL em Uruaçu

  • Prof. Alessandro Siqueira da Silva
  • Diego Silva Xavier
  • Prof. Douglas Rolins de Santana
  • Kenede Souza Borges
  • Prof. Lynwood Livi de Souza
  • Prof. Ricardo Barbosa Scalabrini
  • Prof. Maurílio Rodrigues
  • Thaynara Siqueira
  • Profa. Viviane Bessa Ferreira
  • Winder Faik de Sousa

30 abr

Flisol teve mais de 600 inscrições

O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou no sábado, dia 28, a 8ª edição do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2012. No total, 15 palestras e 02 minicursos estavam à disposição dos 615 participantes do FLISOL. Nesta edição de 2012 o evento bateu recorde no número de inscritos.

A abertura oficial do evento contou com a presença do Diretor de Administração e Planejamento do Câmpus, Reginaldo Araújo Dorneles, do Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Leone Borges Evangelista, do Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus, Thiago Cardoso de Deus e da Coordenadora da Área Profissional de Informática, Viviane Bessa.

Em sua fala a professora Viviane Bessa classificou como fundamental a promoção da cultura de utilização do software livre.

“Discutir o software livre, sua disseminação, é fundamental, pois, possibilita aos usuários autonomia para se livrar das amarras das grandes corporações que visam apenas o lucro e impossibilitam o acesso às novas tecnologias e ferramentas pelas classes menos favorecidas”, disse o professor Thiago Cardoso de Deus.

O crescimento do evento foi um dos pontos destacados pelo Diretor de Administração e Planejamento do Câmpus, Reginaldo Dorneles. “É notório o crescimento do evento com a realização desta terceira edição que, inclui definitivamente o Flisol em nosso calendário anual de eventos”, conclui Reginaldo.

A 8ª edição do FLISOL contou com a visita de uma caravana com 35 alunos e do Câmpus Paraiso do Instituto Federal do Tocantins. O Câmpus Paraiso fica localizado no centro do estado do Tocantins, distante cerca de 60 km da capital, Palmas.

“Tivemos participantes inscritos de vários estados, como Ceará, Tocantins, Minas Gerais, etc. O número de inscrições foi realmente surpreendente, pois, tivemos mais de 600 inscritos”, disse o professor Douglas Rolins de Santana, um dos organizadores do evento.

Nesta edição as cidades de Anápolis, Goiânia e Uruaçu realizaram o evento simultaneamente no estado de Goiás. Essa foi a terceira vez que o evento foi promovido pela área de informática do Câmpus Uruaçu.

25 abr

Edição 2012 do FLISOL será no próximo sábado, dia 28

As inscrições para a 8ª edição do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2012 estão abertas até o dia 27 de Abril.  O evento, que ocorrerá no próximo sábado, dia 28 de Abril, é voltado para a promoção do uso de softwares livres.  O Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás, através da Coordenação da Área de Informática, é parceiro do evento que é organizado pela GULU – Grupo de usuários GNU/Linux de Uruaçu.

O FLISOL é aberto para que os usuários domésticos levem seus computadores ao local do evento para a instalação de forma gratuita e totalmente legal de software livres. Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

Com sua primeira edição realizada no ano de 2005, O FILISOL 2012 vai ocorrer simultaneamente no estado de Goiás nas cidades de Anápolis, Goiânia,  e Uruaçu. Docentes e acadêmicos do Câmpus Uruaçu participam do evento como colaboradores e/ou palestrantes.

11 abr

Discussão sobre softwares livres, novas ferramentas e perspectivas para o futuro marcam o FLISOL

A 7ª edição do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2011 realizada no sábado, dia 09, no Campus de Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG) reuniu professores, acadêmicos do IFG e da Faculdade Serra da Mesa (Fasem), além da comunidade local. O evento teve início às 7h30 e seguiu até 18 horas.

A abertura foi presidida pelo diretor-geral do Campus, professor Ubaldo Eleutério da Silva, que destacou a importância do tema do evento. “Esse evento segue a linha de políticas já desenvolvidas por vários entes da união, sobre uma política de uso de software livre. Além da filosofia, é importante ressaltar a economia que o uso de tais ferramentas gera para as instituições. Agradeço aos organizadores a aos nossos alunos pelo empenho na organização deste evento”, afirmou o professor Ubaldo.

Neste ano, um total de 22 atividades entre palestras e minicursos estiveram à disposição dos 400 participantes inscritos no FLISOL, em Uruaçu. Discussões que abordaram a questão do combate a pirataria com a utilização de ferramentas livres, direitos do software livre e suas perspectivas de mercado, até a implantação de redes corporativas utilizando softwares livres marcaram a 7ª edição do FLISOL.

Como a trilha sonora para um evento de informática não poderia ser outra, a banda de rock Os Rolhas, composta por Rodrigor Kramer (vocal/guitarra), Wendel Max (vocal/baixo), Larissa Kramer (bateria) e Fiim (guitarra), foi à atração cultural do FLISOL 2011.

Acadêmicos participam efetivamente do FLISOL

O evento teve ainda uma participação efetiva dos alunos dos cursos integrados do IFG que auxiliaram em todas as fases do evento, no planejamento, participando das reuniões da comissão organizadora e na execução, desde a confecção de crachás, montagem dos kits e credenciamento dos participantes, ao apoio como monitores nas palestras e minicursos,

Já os acadêmicos Antônio Moreira de Freitas, Diego Xavier e Franciele Marques foram além, participaram como palestrantes no FLISOL. “Essa integração, essa interdisciplinaridade promovida com a participação dos nossos alunos de forma direta, e em todas as fases do FLISOL 2011 representa um ganho de conhecimento fundamental para a formação acadêmica destes alunos”, disse o professor Douglas Rolins de Santana, coordenador da comissão do FLISOL 2011.

Usuários migram para o Linux

Uma das atividades desenvolvidas durante o FLISOL 2011 foi o InstallFest, local em que o usuário poderia levar sua máquina (notebook ou desktop) para instalar alguma distribuição (versão) do sistema operacional Linux. A atividade ficou por conta dos próprios alunos do curso integrado em Informática.

“Muitos dos nossos alunos já estão aí, estagiando, trabalhando, em empresas do setor em nossa cidade. Estes alunos, juntamente com os demais, dos outros cursos foram importantes colaboradores do FLISOL”, ressaltou Fábio Marques.

Em Uruaçu, a comissão organizadora do evento foi formada pelos membros do GULU – Grupo de usuários GNU/Linux de Uruaçu, e pelos professores do Campus de Uruaçu do IFG, Alessandro Siqueira da Silva, Douglas Rolins de Santana, Fábio da Silva Marques, Lynwood Livi de Sousa e Ricardo Scalabrini, contando ainda com o apoio, da gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, por meio do professor Thiago Cardoso de Deus, e da Chefia do Departamento das Áreas Acadêmicas, por meio do professor Divino Alves Ferreira Júnior.

28 mar

Edição 2011 do FLISOL está com inscrições abertas

Desde a última sexta-feira, 25, estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – FLISOL 2011. O evento, que ocorrerá no sábado, dia 09 de Abril, é voltado para a promoção do uso de softwares livres.  O Campus de Uruaçu do Instituto Federal de Goiás é parceiro do evento que é organizado pela GULU – Grupo de usuários GNU/Linux de Uruaçu. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 08 de abril, véspera do evento. Os interessados podem ser inscrever aqui.

O FLISOL é aberto para que os usuários domésticos levem seus computadores ao local do evento para a instalação de forma gratuita e totalmente legal de software livres nos computadores levados pelos participantes. Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

Com sua primeira edição realizada no ano de 2005, O FILISOL 2011 vai ocorrer simultaneamente no estado de Goiás nas cidades de Anápolis, Cocalzinho, Goiânia, Itapuranga, São Luiz de Montes Belos e Uruaçu. Docentes e acadêmicos do Campus de Uruaçu participam do evento como colaboradores e/ou palestrantes.

15 abr

Flisol 2010 em Uruaçu

O FLISOL (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. Esse ano a 6ª edição do evento será realizada também aqui na cidade de Uruaçu.

Com esta finalidade, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país, em cada cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latinoamericanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social.

No ano passado, ocorreu recorde de público da América Latina, mobilizando cerca de 1.200 participantes para o Flisol-Goiânia.porno Goiânia já participou de 5 edições do evento. Esse ano a 6ª edição do evento será realizada também aqui na cidade de Uruaçu.

yacht charter turkey blue cruise mavi yolculuk gulet cruise croatia boat builders turkey yabancı dizi izle mzik dinle