PROGRAMAÇÃO SECITEC

Quarta Feira: 11 de Novembro

 1. APRESENTAÇÃO CULTURAL: RECITAL DE ABERTURA COM O VIOLONISTA – MAURICIO MENDONÇA – 19h – 20h

Mestre em Performance Musical violão pela UFG (2015). Bacharel em violão pela UFPel, atuou como professor de Violão nos Cursos de Música da UFSM, reúne dezenas de concertos apresentados nos últimos anos, dentre solo e formação camerística. Em 2012, realizou aperfeiçoamento artístico com Eduardo Isaac (Argentina). Apresentou-se para importantes violonistas do cenário nacional e internacional em cursos de aperfeiçoamento, entre eles Alberto Morelli (Argentina), Eduardo Fernández (Uruguai), Andrea Dieci (Itália), Franz Halasz (Alemanhã/EUA) e Daniel Wolff (Brasil). Foi premiado como compositor pela trilha sonora do Vídeo Freestyle, conquistou o Primeiro Lugar no 1º Concurso Nacional de Violão Clássico da Escola de Artes de Chapecó-SC. Foi integrante do grupo Violando participou do programa Palcos da Vida da TVE do Rio Grande do Sul. Na UFPel atuou como professor de violão por dois anos junto ao Centro de Artes (antigo IAD), onde também ministrou as disciplinas de Prática Instrumental em Grupo e Música e Tecnologia. Entre os palcos e a sala de aula, orienta novos violonistas e ao lado do flautista Gil Soares integra o Duo Ímpar que desenvolve um repertório dedicado às músicas brasileira e argentina, com foco em compositores que transitam na fértil fronteira estética entre o erudito e o popular, Piazzolla, Pujol, Guinga e Villa-Lobos entre outros. O Duo foi indicado ao Prêmio Brasil Sul de Música e ficou em 4º lugar na escolha do Júri. Mais recentemente integrou o Quinteto Guitarreria, que através de arranjos próprios trabalha um repertório de fortes influências da música sulista e brasileira, além de evidenciar a proximidade e parentesco musical com o Uruguai e a Argentina. Atualmente é professor de violão no ITEGO Basileu França em Goiânia e integra o grupo Piano Class, lecionando violão de forma virtual.

2. PALESTRA DE ABERTURA: “Saúde e Educação a luz da Ciência e da Tecnologia” – 20h – 21h40
Palestrante – Dr. Ana Maria Canavarro Benite (UFG)

Quinta Feira – 12 de Novembro

1.MOSTRA DE FOTOGRAFIAS: “Mostra de Fotografias Retrô : Fotografias em situações escolares”.
Proponentes: Profa. Aline de Fatima Sales Silva, Profa. Maria Valeska Lopes Viana, Profa. Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, Profa. Martha Rodrigues de Paula Manrique, Profa. Luciana Maria de Almeida, Profa. Rachel Benta Messias Bastos, Prof. Hermes Alves Borges, Profa. Deise da Fonseca Marques, Profa. Suzy Mara Gomes.
2. MOSTRA DE FOTOGRAFIAS: “Poesia para crianças: Manoel de Barrros e a arte das insignificâncias”
Proponente: Lucília de Oliveira Chaves

3.PALESTRA: Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos: uma análise qualitativa
Descrição: O objetivo é apresentar as contribuições advindas do uso das Histórias em Quadrinhosno processo de ensino-aprendizagem de fenômenos da natureza.Tendo como referencial a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e colaboradores. Espera-se que a palestra incentive o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ciências e se torne uma ferramenta motivadora que contribua efetivamente para o processo de ensino aprendizagem de fenômenos da Natureza.
Proponentes: Andressa Viana Soares, Job Antonio de Lima Costa, Fernando Marcos da Silva
Data: 12/11/2015
Horário: 15:00 – 15:40h
Local: Sala 01
Público alvo: Alunos , professores e comunidade em geral

4. OFICINA: Biomassa de Banana – Aspectos nutricionais, sensoriais e aplicações em preparações culinárias.
Descrição: Essa atividade tem como objetivo apresentar os aspectos nutricionais , sensoriais, tecnológicos e algumas possíveis preparações culinárias que podem ser aplicadas a biomassa de banana verde.
Proponentes: Amanda Rodrigues Almeida, Anna Gabriella Carvalho Chagas, Charlianne Pereira, Maria Júlia Cardoso Marques
Orientadora:Professora Jullyana Borges Freitas
Horário: 15:00 – 16:30h
Local: Laboratório de Saúde
Público alvo: Livre
Quantidade de vagas: 20

5. OFICINA: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Como identificar e prevenir?
Descrição: Apesar das Infecções Sexualmente – IST serem de fácil prevenção, ainda se observa um quadro epidemiológico preocupante, que afeta em especial adolescentes e jovens, por vezes nas primeiras relações sexuais. A ação proposta discutirá as principais IST, modos de prevenção e enfrentamento da epidemia.
Proponentes: Patricia Carvalho de Oliveira, Jerry Alexandre, Celma Cruvinel de Lima, Letícia Keteln Costa da Silva, Neuzenir de Oliveira Bispo
Horário: 15:00 – 16:00h
Local: Laboratório de Ensino
Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.
Quantidade de vagas: 15

6. OFICINA: “CARTÃO TRIDIMENSIONAL”
Proponente: Prof. Rosangela da Silva Conceição – Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França. (ITEGO)
* Graduada pela UFRJ em Composição Paisagística, artesã , artista plástica , ministra oficinas de arte e Ministra aulas no Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França.
Horário: 15:00 – 17:00
Local: Sala 2
Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.
Faixa etária: Adulto
Quantidade de vagas: 12
Material para o curso:
– Cola branca (Cascorez rótulo azul)
– Tesoura
– Tesoura criativa ( vários modelos)
– Retalhos de Papel Color Plus Gramatura 90 gr ( várias cores)
– Valor: R$ 1,00 – Caixas suporte ( com a Professora)

7. OFICINA: “FLORES”

Proponente: Prof. Jane Lemos da Silva – Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França. (ITEGO)

* Ministra aulas de decoração de festas e adereços, escultura em isopor, máscaras, bonecas e objetos em tecido, esculturas em argila, e outros.
Recebeu o 1º lugar no Concurso Regional da Coca Cola em Goiânia, e em Presépio esculpido em isopor (Concurso isenção IPTU Goiânia). Já realizou vários trabalhos no Castro’s Hotel Goiânia.
Atua no mercado desde 1978 como artesã, Professora e artista plástica.
Ministra aulas no Instituto Tecnológico de Goiás em Artes (ITEGO) em Artes Basileu França há mais de 20 anos.

Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.

Faixa etária: Adulto

Quantidade de vagas: 12
Horário: 15:00 – 17:00
Local: Sala 03

MATERIAL PARA O CURSO:
Flores de tecido
– 0,10 cm de fitas de cetim nº 1,5 de várias cores ( mínimo 6 cores)
– Cola quente pistola e refil (1 para cada 4 pessoas)
– Agulha e linha
– Arame fino para a haste das flores
– Alicate de corte

Flores de Papel
– retalhos Papel Color Plus 90 gramatura
– 1 Tesoura grande
– 10 Palitos de churrasco de bambú
– 1 lápis
– 1 garrafa vazia de coca cola de 1,5 lt
– 1 estilete
– 30 centímetros de chitão ou juta
– 0,25 g de argila ( 1 barra de 1 kg dá para 4 pessoas)

8. OFICINA: ” O que eu preciso saber sobre Dengue, Febre Chikunguya e Zika Vírus”
Descrição:A educação em saúde, na prevenção de casos de dengue e de febre chikungunya,tem como essência a promoção da saúde, envolvendo serviços e ações de baixa complexidade, no entanto, de alta relevância. O objetivo dessa oficina é identificar estratégias, elaborar material informativo para prevenção e controle da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus no município de Goiânia.Assim como identificar seus sinais e sintomas e caminhos de intervenção.
Proponentes: Katiane Martins Mendonça, Marizete de Abreu Silva, Cláudia Moreira da Silva, Orieta Lúcia de Oliveira, Marcus Vinícius Borges
Horário:17:00 – 18:00
Local: Laboratório de Saúde
Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.

Quantidade de vagas: 15

9. OFICINA: Bullying e Cyberbullying. Ei cara, era só brincadeira! Será?
Descrição: A escola como ambiente de socialização; diversidade e o respeito nas relações; princípios,conceitos, características e legislação sobre os fenômenos bullying e cyberbullying. O objetivo dessa oficina é promover a discussão sobre os relacionamentos interpessoais estabelecidos pelos estudantes na escola e a importância deles no processo ensino-aprendizagem.
Proponente: Ádria Assunção e Ghesley Jorge Xavier
Horário: 16:00 – 18:00
Local: Sala 04
Quantidade de vagas: 25
Público alvo: Estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado Integral

9. MESA REDONDA: A temática do cuidado de si nos diálogos platônicos.
Descrição:A mesa esclarecerá a emergência do tema do cuidado de si nos diálogos platônicos e a instituição paradigmática de Sócrates como o “homem do cuidado “ nos mesmos.
Proponente: Aelton Leonardo Santos Barbosa, Karolina Lemes de Souza, Natália Cândido Simon
Horário: 17:00 – 18:00
Local: Sala 05
Público alvo: Docentes, discentes e técnicos da comunidade acadêmica

APRESENTAÇÃO CULTURAL – GRUPO MUSICAL “ENCHENDO O SAX “
Horário : 19:00 – 19:30
Local: Tenda
Informações do grupo de saxofone “ENCHENDO O SAX” :
Enchendo o Sax é o resultado de dois anos de trabalho de quatro estudantes de saxofone de Goiânia. O grupo tem como objetivo proporcionar ao público da grande Goiânia um contato maior com a música de câmara, o desenvolvimento artístico e a apreciação musical através de recitais de saxofone. Entre as apresentações mais recentes temos: – Apresentação artística durante a Semana Municipal do Meio Ambiente (Senador Canedo); – Recital no pátio interno do IFG; – III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Recife-PE) – – II Colóquio Arte e Filosofia (Goiânia) – I Encontro de instrumentista de Madeira (Goiânia); Cada recital tem a duração média de Quarenta minutos com repertório que contempla: a música popular brasileira, Temas de jazz, trilhas sonoras de filmes e músicas com temas infantis. O “Enchendo o Sax” é formado por:
Allana Leticia Maia Lemes (Sax Alto)
Gilvane dos Reis Morais Gomes (Sax Tenor)
Raissa Naves de Sousa (Sax Barítono)
Rozinaldo Santos Miranda (Sax Soprano e Sax Alto)

10. RELATO DE EXPERIÊNCIAS
“Educação Escolar em espaços não escolares”.
Descrição: Relatar a pesquisa realizada na disciplina: Educação Social nos espaços não escolares.
Proponente: Oneida Cristina G. B. Irigon
Horário: 19:30 – 20:30
Público alvo: Alunos da graduação e ensino médio, professores e comunidade em geral.

Quantidade de vagas:30
Local: Sala 01

11. OFICINA – “GRANDE VINÍCIUS”
Descrição:Apresentação cultural sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes, resgatando sua trajetória acadêmica, sua vida familiar e social.
Proponente: Alessandro Mateus da Silva
Horário: 19:30 – 20:30
Local: Auditório
Público alvo:Toda comunidade do IFG

12.CINE DEBATE: “Marco: o encontro de uma comunidade com um desaparecido político”
Proponentes: Ms. Bruna Maria da Cunha, Davi Coutinho, Rosângela Ferreira Braga
Horário: 19:30 – 20:30
Local: Laboratório de Ensino
Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.

13. MINI CURSO: “Brincadeira e Movimento na Educação Infantil: Fada que vira professora!?”
Descrição: A oficina visa abordar a importância do movimento e da brincadeira na vida das crianças, repensando a questão do brinquedo e do brincar na sociedade atual. Trabalhará a expressão corporal, resgatando brincadeiras antigas e contação de histórias, através de leituras de fundamentação e sequências práticas.
Proponente: Patrícia Arantes Peixoto Borges
Horário: 19:30 – 22:00
Local: Sala 05
Quantidade de vagas: 20
Público alvo: Alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, professores e comunidade em geral.

Material necessário: Roupa confortável.

14. OFICINA: Como está sua pressão arterial?
Descrição:As VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, a pressão arterial considerada ótima é aquela menor que 120/80mmHg e a limítrofe é 130/85mmHg.O objetivo desta oficina é conhecer as consequências da alteração da pressão arterial para adultos.
Proponentes: Katiane Martins Mendonça,Greici Cassiano, Jerry Adriani, Celma, Neuzenir
Horário:19:30 – 20:30
Local: Laboratório de Saúde
Quantidade de vagas: 15
Público alvo: Servidores, estudantes e população em geral.

15.OFICINA: “Confecção de Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências”
Descrição: Esta oficina pretende apresentar formas de construção de História em Quadrinhos com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências.
Proponentes: Andressa Viana Soares, Job Antônio de Lima Costa, Sandro Alvez de Carvalho Filho, Suelen Lopes Marques, Letícia Xavier de Lima, Fernando Marcos da Silva
Horário – 19:30 – 20:30
Local: Sala 02
Quantidade de vagas: 20
Material necessário: Lápis de colorir de 12 cores.
Público alvo: Alunos , professores e comunidade em geral

16.OFICINA: “Dobraduras no ensino da Matemática”
Descrição:O objetivo dessa oficina é usar dobraduras no ensino da matemática.Manipulando objetos e relacionando conteúdos diversos aproximando a teoria da prática.
Proponentes: Josane Rocha Caldeira Bernardino, Hayoni Faleiro Tavares Marques. Igor Gomes Ferreira, Janhu Costa Barbosa, Jucilêde Rodrigues da Silva Gonçalves, Lígia Cilene Vilalva de Moraes, Maria da Luz De Sousa Wanderley , Tânia Alves da Silva
Horário: 19:30 – 22:00
Local:Sala 03
Público alvo: Docentes, discentes e técnicos da comunidade acadêmica

17.PALESTRA: “Ciência e formação de professores: epistemologia, políticas e concepções”.
Descrição:Debater a produção do conhecimento sobre a educação e o professor a partir das produções sobre a formação de professores numa perspectiva epistemológica e política.
Proponente: Dagmar Dnalva da Silva Bezerra.
Horário : 20:30 – 21:30
Local:Sala 01
Público alvo: Professores, pesquisadores e alunos dos cursos de licenciaturas

18. PALESTRA: “Violência no Âmbito Escolar – crimes ocorridos dentro das escolas”.
Horario: 20:30 – 21:30h
Proponente: Deise Marques
Descrição: A palestra será a oportunidade de aprofundar no debate criminológico com a perspectiva da educação, pois busca problemetizar o senso comum do tema em questão, abrindo espaço para um diálogo muldisciplinar a cerca da violencia no âmbito escolar. Devido a necessidade de pensar a formação docente numa perspectiva multicultural, preparar professores para refletirem e trabalharem a diversidade no contexto escolar é fundamental, pois o índice de crimes cometidos dentro da escola, tem aumentado nos ultimos anos. Deste modo, a palestra é uma tentativa de mobilizar e provocar a comunidade escolar, por meio da informação e outros instrumentos, para ações de solidariedade e a formação de pessoas ativas e atuantes na promoção dos direitos da criança e do adolescente, a fim de combater a violência, o assédio, o preconceito e o bullyng.
Número de vagas: 30 vagas.

19. MESA REDONDA: “Verdade e Educação: entrelaçamentos entre filosofia e pedagogia”
Horario: 20:30 – 21:30h
Proponentes: Aelton Leonardo e Ramon Marcelino
Descrição: Discutiremos diferentes cruzamentos entre concepções de verdade e educação no decorrer da história. Nesse percurso, serão privilegiadas as análises das concepções de verdade inauguradas por René Descartes e por Friedrich Nietzsche, por terem acompanhado em ambos os casos de crítica ao sistema de ensino vigente e vislumbres de novas possibilidades pedagógicas. Apresentaremos e discutiremos a forma de pensar a verdade desenvolvida por Richard Rorty na elaboração de seu pragmatismo filosófico. Rorty elabora uma redescrição da verdade, procurando alcançar uma posição não-metafísica. Ele realiza um deslocamento das formas “substantivas” para uma forma deflacionada de compreender a verdade, um projeto “minimalista”. Discutiremos por fim, algumas implicações pedagógicas e currículares de sua filosofia neopragmáticas da educaçaõ.
Número de vagas: 30 vagas.

20.OFICINA: “Leitura e escritas: tipos de leituras”
Horario: 20:30 – 21:30h
Proponente: Lenir Coelho.
Descrição: A presente proposta consiste na exposição dialogada sobre os tipos de leituras e na produção de textos correspondentes, seguida da técnica painel integrado e da proposta de produção.
Número de vagas: 30 vagas.

21.OFICINA: “Perdido num lugar esquisito! Identidade de estudantes da EJA e o significado da escola”
Horario: 20:30 – 22:00h
Proponente: Ádria Assunção e Chesley Jorge Xavier
Descrição: Autoimagem do estudante da EJA e a sua relação com o conhecimento escolar; A função social da escola e o estudante da EJA; O estudante da EJA e seu papel no processo ensino-aprendizagem, limites e perspectivas.
Número de vagas: 25 vagas – Exclusivas para os alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

22.RODA DE CONVERSA: “Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia em debate”
Horario: 20:45 – 22:15h
Proponentes – Professores: Rachel Benta, Oneida Cristina, Cleberson e Maria Valeska
Descrição: A proposta de realização de uma roda de conversa, cujo tema é o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia em debate surgiu das demandas apresentadas pelos discentes do curso, após reflexão e diálagos instigantes com professores. Portanto, trata-se de uma atividade de análise, compreensão e continuidade coletiva de elaboração do projeto de curso. A atividade será realizada mediante a proposição de “Roda Viva” entre docentes e discentes.
Número de vagas: Não há limites de vagas

Sexta Feria – 13 de Novembro

1. OFICINA: “Mitos e Verdades sobre a Nutrição – Glúten e Lactose.
Horario: 10:00 – 10:40h
Proponentes: Brenda Garcia, Millena Martins, Natalia Candido, Viviany Valadares.
Descrição: Nunca se falou tanto sobre a importância de manter uma alimentação saudável. Para auxiliar as pessoas a conseguirem alcançar seus objetivos, entre eles a perca de peso tão desejada, foram criados diversos mecanismos como as dietas que estipulam certos alimentos e substancias como “vilões” do emagrecimento. Entre estes, tem se dado muito ênfase ao glúten e a lactose. Foram criadas dietas sem glúten e lactose que inicialmente estavam destinadas às pessoas que sofrem com intolerancia a estas substancias, mas que atualmente se tornaram dietas da moda. Mas o que realmente são estas substancias? Como saber se você tem ou não intolerância a elas? Quais os beneficios e prejuizos que o seu consumo ou falta dele, podem trazer ao seu organismo?.
Número de vagas: 30 vagas.

2. OFICINA: “Tesouros nutricionais”
Horario: 10:00 – 11:30h
Proponentes: Aline Fernandes, Geovana Ferreira, Layra Ghan, Thamiris.
Descrição: Normalmente, ao preparar uma refeição, tem se por costume o ato de descartar cascas, folhas e talos, por se acreditar que eles não possuem nenhuma utilidade. Mas ao contrário do que muita gente pensa, existem várias preparações de baixo custo e alto valor nutricional no qual são utilizadas essas “sobras” de alimentos, promovendo assim um melhor aproveitamento dos nutrientes e menos desperdicio.
Número de vagas: 20 vagas.

3. PALESTRA: “Historias em Quadrinhos no Ensino de Ciências: Possibilidades para favorecer o aprendizado do fenômenos da Natureza no Ensino Médio”.
Horario: 10:00 – 10:40h
Proponente principal: Fernando Marcos da Silva
Demais proponentes: Sandro Alves de Carvalho Filho e Suelen Lopes Marques
Descrição: Apresentar como está sendo construida uma Historia em Quadrinhos com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Mostraremos como estão sendo criadas revistinhas que tem como objetivo explicar os fenomenos da natureza a alunos do Ensino Médio. O enredo e os personagens são produzidos e criados com a intenção de explicar os fenômenos da natureza usando uma linguagem atrativa e adequada aos estudantes.
Número de vagas: Não há limites de vagas

4. PALESTRA: “Número de Ouro: Mitos, verdades e outras curiosidades”.
Horario: 11:00 – 11:30h
Proponentes: Leandro de Jesus Dueli e Brena Regina Souza dos Santos.
Descrição: A palestra apresentará o número de Ouro, sua história, verdades, mitos e algumas aplicações desse número. As pesquisas sobre o surgimento do número de ouro revelam que sua história está intimamente ligada ao possível uso deste número nas artes e nos projetos arquitetonicos criados desde a antiguidade. Alguns desses fatos são discutíveis e serão analisados ao longo do trabalho de Iniciação Cientifica da palestrante, fazendo com que se tenha uma visão crítica do número de ouro.
Número de vagas: 30 vagas

5. MESA REDONDA: “A Estética Hoje”
Horario: 15:00 – 16:00h
Proponentes: Aelton Barbosa e Alessandro Costa
Descrição: Esta mesa redonda pretende trazer uma reflexão sobre os rumos que a estética tem tomado nos dias atuais. Partindo da visão crítica de um professor de Artes e um professor de Filosofia, o intuito é levantar alguns questionamentos que, por sua vez, venham a contribuir para uma tomada de cosciencia da estética como forma de conhecimento, ao mesmo tempo que objetiva provocar uma atitude para uma percepção mais aprofundada com os fenômenos e os objetos circundantes.
Número de vagas: Não há limites de vagas

6. OFICINA: “A saúde do corpo e da alma”

Horário: 15h – 16h30

Proponente: Hermes Alves Borges

7. OFICINA: “Poesia para crianças: Manoel de Barros e a arte das insignificâncias”.
Horario: 15:00 – 19:00h
Proponente: Lucilia de Oliveira Chaves
Descrição: Em seus poemas, Manuel de Barros, nos permite um olhar sobre seres e coisas antes despercebidos, exigindo um “olhar que demora”, olhar esse que em uma sociedade capitalista se torna cada vez mais raro. O poeta propõe um olhar para as coisas miúdas e desimportantes. Os objetivos que utiliza só lhe servem por terem perdido o seu valor primeiros, ou seja, não servem para mais nada, importa a ele o desuso, a insignificancia e os despropósitos. Proporemos neste minicurso discusões para possíveis caminhos na vivência com poemas de Manuel de Barros em escolas, de forma a proporcionar experiencias sensíveis e outros contatos com literatura, com o intuito de fugir de práticas em que o poema só aparece para fins didáticos e pouco importa as impressões e experiencias estéticas.

8. MINI CURSO: “Corpo, gênero, sexualidade e educação: O que eu tenho a ver com isso?”.
Horario: 15:00 – 19:00h
Proponente: Luciana Maria de Almeida.
Descrição: A atividade pretende despertar o olhar, o ouvir e o escrever das/dos participantes para as temáticas relativas ao corpo, ao gênero, à sexualidade e articulação dasta com a educação. Utilizando premissas conceituais presentes na Sociologia e na Antropologia, pretende-se desvelar situações cotidianas do contexto social geral e do contexto educacional a fim de desmistificar padrões e abordar preconceitos muitas vezes relacionados ao corpo, gênero e sexualidade.
Número de vagas: 25 vagas

9. OFICINA: “Sucos Naturais”
Horario: 16:00 – 17:00h
Proponentes: Beatriz. M. Soliani, Gustavo Miguel, Henrique Nascimento, Lara Almeida e Lorena C. Simon
Descrição: Com frutas e verduras quebraremos o tabu em relação ao sabor dos sucos com a mistura de vegetais, propiciando às pessoas presentes na oficina uma experiencia de vida mais saúdavel e oferecendo uma alternativa aos sucos industrializados.
Número de vagas: 30 vagas

10. OFICINA: “Vacinação é proteção”
Horario: 16:00 – 17:00h
Proponentes: Katiane Martins Mendonça, Brenda Borba Vásques, Myllene Martins, Mayara, Brena Regina.
Descrição: O Ministerio da Saúde disponibiliza diversos calendarios de vacinação e contempla grupos especificos; crianças, adolescentes, mulheres, idosos, profissionais da saúde. No entando, ainda há o desconhecimento em relação ás vacinas disponiveis tanto na rede pública quanto na rede privada. Dessa forma, a oficina oferece momentos de orientação em prol da promoção da saúde para o conhecimento e consciencia coletiva da população sobre a importancia das principais vacinas que compõem o esquema vacinal atual do Programa de Imunização do Sistema Único da Saúde .
Número de vagas: 15 vagas

11. MESA REDONDA: “Estágio Curricular:contribuições teórico-práticas para a formação acadêmica e profissional”
Horario: 19:00 – 20:00h
Proponentes: Professoras Katiane Mendonça e Rachel Bastos.
Descrição: As atividades teórico-práticas que a formação academica proporciona e auxilia o futuro profissional a aprofundar seus conhecimentos, identificar desafios, apreender habilidades e competências e refletir, criticamente, acerca de possibildades de intervenção frente às demandas qua a futura profissão exigirá.
Os objetivos do estágio curricular não se limitam a cumprir as exigências acadêmicas legais, ele apresenta-se como uma oportunidade de crescimento pessoal, academico e profissional, além de constituir-se como componente currícular dos cursos e atuar como importante instrumento de integração entre escola e comunidade, por considerar que formação transpõe os ambientes escolares.
A essencia do estágio curricular pode ser associada aos pressupostos de Freire(2000), que em uma de suas obras afirmou que: “A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’ assim como a prática sem a teoria vira ativismo”. No entando , quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.
Número de vagas: Não há limites de vagas

 

12. Programação Cultural Banda “Mendigos do Amor”

Horário: 20h – 20h40

 

13. Programação Cultural Banda IFG

Horário: 20h40 – 21h20

 

14. Programação Cultural Banda “The Mad Dogs”

Horário: 21h20 – 22h

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