Apresentação

 

O Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Goiás (SIMPEEX 2013) visa promover e fortalecer, nos planos teórico-prático, metodológico e institucional, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essa é sua primeira edição e o objetivo é que se consolide como um evento institucional anual, gratuito e aberto a toda comunidade, que agrega seminários, encontros, mostras, minicursos, conferências, bem como atividades integradas que contemplam as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O SIMPEEX busca também se constituir em um espaço de diálogo entre o IFG e sociedade e, nesta relação, evidenciar a função social da Instituição.

O SIMPEEX ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro 2013 no Câmpus Goiânia, e contará com a participação de servidores e estudantes de todos os câmpus do IFG além da comunidade externa. Para esta primeira edição, o SIMPEEX tem como tema “Os Desafios da Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão no no IFG”.

O Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal de Goiás é composto pelos seguintes eventos:

 

7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

O 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) promoverá um espaço para apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos servidores e discentes que participam dos Programas Institucionais de pesquisa do Instituto Federal de Goiás (IFG): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC-EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e os pesquisadores pertencentes ao Programa Institucional de Apoio à Produtividade em Pesquisa (ProAPP).

Os Servidores com projetos de pesquisa cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) ou cursando pós-graduação e os alunos dos programas de pós-graduação do IFG também poderão participar das atividades do 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, que acontecerá durante o Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFG (SIMPEEX), que será realizado no Câmpus Goiânia, no período de 03 a 06 de dezembro de 2013.

 

3º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/IFG)

O 3º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/IFG será realizado no período de 03 a 06 de dezembro de 2013 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. Este evento tem concepção multidisciplinar, e orienta-se para a reflexão sobre o que tem norteado a formação inicial de professores em diferentes áreas de conhecimento. O encontro será um espaço de socialização de experiências e de reflexão sobre temáticas educacionais atuais e como uma das formas de divulgação dos cursos de licenciatura do IFG. Dessa forma, as ações programadas para este encontro buscarão viabilizar a troca de conhecimentos e de experiências construídos no âmbito do Pibid/IFG e das escolas públicas parceiras do programa.

Assim, este encontro propiciará momentos de estudo, reflexão e socialização para os participantes do Pibid, especialmente para os/as licenciandos/as – futuros/as professores/as– contribuindo, assim, para elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, aprimorar a formação docente e estimular a interação entre os pares.

Contamos com a participação de todos os pibidianos nas atividades programadas. A adesão a esta iniciativa será mais um marco importante para os cursos de licenciatura do IFG e um enriquecimento para todos os participantes.

 

1º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais

O 1º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino do IFG e dos docentes, pesquisadores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Goiás, originado do desafio e da necessidade de reflexão das práticas educativas que buscam incorporar o estudo e o debate sobre a diversidade étnico-racial e cultural brasileira.

Tendo em vista a legislação (Lei n.º 10.639/03) e as alterações trazidas pela Lei n.º 11.645/08, que trata da inclusão da temática História e Cultura Afro-descendente e Indígena no currículo oficial da educação básica e superior, o presente Seminário oportuniza a participação da comunidade acadêmica no planejamento de metas e no compartilhamento de experiências entre profissionais e alunos atuantes na área.