HISTÓRICO

a-historia-da-filosofiaA primeira edição do Encontro de Filosofia se deu no ano de 2006, na cidade de Goiânia, em sintonia com o VIII Festival de Artes, com o objetivo de somar às discussões e reflexões que trazem consigo um caráter de insurgência frente à exacerbada característica tecnicista da sociedade contemporânea.

No ano de 2008, de 04 a 07 de novembro, também na cidade de Goiânia, acontecia o II Encontro de Filosofia, em sintonia com o IX Festival de Artes, que versou sobre o tema “Cultura, Arte e Público”. Nessa edição o Encontro de Filosofia propiciou um diálogo interdisciplinar entre Filosofia, Sociologia e Literatura.

Juntamente com o X Festival de Artes, que trouxe como tema Polifonia, desenvolvido em Goiânia, entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro de 2010, aconteceu o III Encontro de Filosofia. Nesta edição foram ofertadas à comunidade do IFG, bem como à comunidade externa, oficinas, minicursos, palestras e debates, propiciando vitalidade acadêmica para professores, acadêmicos de Filosofia e comunidade, de forma geral, expandindo os horizontes da Instituição.

De 23 a 27 de setembro de 2013, na Cidade de Goiás, o Festival de Artes, na sua XI Edição, buscou o retorno às suas origens, desenvolvendo o tema Criar (Re)Encontros, com o objetivo de “revisitar os cenários” que foi o berço deste Evento que, naquela ocasião, datava o ano de 1998. Nesse contexto, o IV Encontro de Filosofia visando maior interrelação com o Festival de Artes promoveu encontros que se deram pela intersecção e inserção de acontecimentos sincrônicos. Foram oferecidas à comunidade acadêmica do IFG, da UFG, Câmpus Goiânia e Cidade de Goiás, assim como para a população, oportunidade de participação em Mesas de Debate, Palestras, Conferências, apresentações de trabalhos, Minicursos, Oficinas, atendendo à especificidade da Filosofia e também à maior aproximação com o Festival de Artes. Nesta edição do Encontro de Filosofia realizou-se o I Fórum de Professores de Filosofia do IFG, em que vários professores, dos vários Câmpus da Instituição, bem como colegas da UFG, tiveram a oportunidade de aproximação, diálogo e discussões de estratégias, de práticas que permeiam o exercício cotidiano da Filosofia na sala de aula, no ambiente acadêmico e na vida.

Neste ano de 2014, de 17 a 22 de novembro, ocorrerá o XII Festival de Artes, na Cidade de Goiás, com a temática “Enredos em Rede” que, colocados em sobreposição possibilita a palavra “enredөs”, geradora da marca do Festival. Nesta ocasião teremos o V Encontro de Filosofia que marcará a última participação em sincronia com o Festival de Artes.   A comissão organizadora convida, portanto, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás, da Universidade Federal de Goiás, bem como interessados de forma geral, a participarem das Mesas de Debate com temas diversos; discussões acerca do Ensino e Pesquisa em Filosofia e Grupos de Trabalho (GTs), com a oportunidade de apresentação e publicação de material.