A SECITEC

   A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T, articuladas com a SNCT.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás câmpus Formosa participa, desde a sua criação em 2010, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovendo em âmbito local a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC). Em 2015 realizará a 6ª edição desse evento, que esse ano adquire dimensões municipais, envolvendo a Universidade Estadual de Goiás (UEG) câmpus Formosa como parceira do evento.
Reafirmamos o compromisso de realizar um evento aberto, diversificado, que atenda às demandas acadêmicas das áreas que compõem a nossa instituição, além de aprofundar o diálogo necessário entre as instituições de formação profissional e superior e as Escolas de Educação Básica do Município de Formosa.
A programação oficial da SECITEC conta com palestras voltadas para as áreas diversas de conhecimento, trazendo para a cidade de Formosa diversos intelectuais e estudiosos. Inclui também oficinas e minicursos, que são ministradas por professores da instituição, profissionais de outras instituições e estudantes. A apresentação de trabalhos acadêmicos tem sido atividade crescentemente organizada e sistematizada no evento.
A VI SECITEC acontecerá de 16 a 20 de novembro, sendo os dois últimos dias (19 e 20/11) destinados ao Conhecendo o IFG, à 3ª Maratona de Programação e à 1ª Competição de Construção de Pontes de Palitos de Picolé. Esse ano teremos também o 1º Prêmio de Iniciação Científica, que objetiva fomentar entre estudantes e professores da Educação Básica o ensino por meio da pesquisa.