11° FESTIVAL GASTRONÔMICO DO IFG: DE 19 A 22 DE OUTUBRO DE 2015

“Técnicas e tradições: os saberes populares da gastronomia brasileira”

Saiba o que vem por aí...
Aulas Show

Chefs, professores, alunos e profissionais da área mostrando o que sabem fazer de melhor

Degustações

Além da interação, a chance de provar um pouca das delícias que serão preparadas pelos participantes

Palestras

Gente que pesquisa e que sabe muito dividindo suas experiências

Mesas Redondas

Na parte acadêmica, muita troca de conhecimento e apresentação de trabalhos de pesquisadores da área e estudantes

Participantes

Conheça um pouco mais sobre os chefs, palestrantes e pesquisadores que já confirmaram presença
AGENOR MAIA
Chef de Cozinha – Restaurante Olivae – Brasília/DF
Antes de se estabelecer na capital federal, passou pelo premiado Astrid y Gastón, em Lima, do chef Gastón Acurio, e pelo D.O.M., de Alex Atala, em São Paulo. Passou três anos trabalhando em restaurantes em Portugal e, no Brasil desde 2007, também trabalhou no departamento de operações do Roadhouse Grill
Amanda Magalhães
Professora do IFG Câmpus Goiânia – Curso Técnico Integrado em Cozinha
Mestranda em tecnologia de alimentos (UFG), graduada em gastronomia, especialista em docência do ensino superior, se dedica à formação de novos profissionais apaixonados pela área.
ANDRÉ BARROS
Chef de Cozinha – Country Clube – Goiânia/GO
Natural de Rio Verde, já trabalhou em Boston, nos Estados Unidos, e tem em seu currículo consultorias para restaurantes como Naturalle, Tabarco, Belisquê e Malaui. Recebeu três vezes consecutivas (2005-2008) o título de “Chef do Ano” da Revista Veja – O melhor da cidade.
BETHY ALVES
Chef Executiva – Palácio das Esmeraldas – Goiânia/GO
Cozinheira “de forno e fogão” (como gosta de ser chamada), nos últimos 20 anos Bethy foi pasteleira, salgadeira, cozinheira e se formou em gastronomia. É atualmente Chef Executiva do Palácio do Governo do Estado de Goiás, presta consultorias, realiza eventos particulares e organiza festivais.
CAMILA MACHADO
Consultora e Instrutora – Sebrae/GO
Administradora, Empresária, Instrutora de Gestão e Negócios do Senac GO, Consultora e Instrutora do Sebrae GO nas áreas de Planejamento e Marketing, com experiência em planejamento e gestão de eventos de como Ciclo de Seminários, Feira do Empreendedor, Peça Teatral: O Monge e o Executivo, entre outros.
CRISTIANE SOUZA
Coordenadora e Professora de Gastronomia – PUC Goiás
A chef pernambucana é graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência Universitária. É professora e coordenadora do curso de gastronomia da PUC GOIÁS. Vinda de uma família tradicional de doceiras recifenses, herdou o amor pela gastronomia de sua mãe, conceituada quituteira da região.
EMILIANA AZAMBUJA
Chef Consultora – Goiânia/GO
Atua há 18 anos no mercado gastronômico. Formou-se no SENAC (SP), em 1997, e se especializou no The Culinary Institute Of América, estagiando em centros gastronômicos da Europa. Fundou em 1998 o Atelier Gastronômico em Goiânia, sendo “Chef do Ano” pela revista Veja Goiânia em 2007.
EUDES ASSIS
Chef de Cozinha – Restaurante Taioba Gastronomia – São Sebastião/SP
Nascido e criado no Litoral Norte de SP, defende a valorização dos ingredientes regionais para o fortalecimento da identidade cultural de cada localidade. Coordena há 6 anos o Projeto Buscapé em Boiçucanga e em 2015, inaugurou o Taioba Gastronomia em Camburi, onde oferece o melhor da Cozinha Caiçara.
FERNANDA DANELON
Sócia-Fundadora – Instituto Guandu – São Paulo/SP
Jornalista que se especializou em sustentabilidade, fundou em 2012 o Instituto Guandu, que agrega valores e soluções ambientais ao lixo orgânico, fomenta a agricultura urbana e a gastronomia sustentável, promovendo a educação e a cidadania, atuando junto a chefs de cozinha em SP.
GILMAR BORGES
Chef consultor – Pirenópolis/GO
Chef de cozinha e pesquisador da gastronomia de raiz, mineiro de Araxá, radicado em Goiás. Se dedica ao estudo, pesquisa e valorização da gastronomia brasileira, sempre buscando resgatar as tradições rurais e típicas do País. Há 25 anos no mercado, mora em Pirenópolis e atua hoje como Personal Chef.
GUSTAVO TREITEL
Subchef de Cozinha – Restaurante Casa Oliva – Goiânia/GO
Carioca, formado em gastronomia e pós graduado em administração estratégica pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, fez parte de equipes com grandes nomes como David Jobert e Frédéric De Maeyer. Mudou-se para Goiânia e atua ao lado de Thiago Miguel na Casa Oliva.
IAN BAIOCCHI
Chef de Cozinha – Restaurate Íz – Goiânia/GO
Formado pelo SENAC em São Paulo, passou pelos restaurantes D.O.M., Eñe, e Maní. Trabalhou também na Espanha, nos restaurantes El Celler de Can Roca e Mugaritz. Em 2012 retornou a Goiás para ser Chef no Palácio das Esmeraldas, abriu o Ian Baiocchi Buffet & Catering, e em 2015 seu primeiro restaurante, o Íz, em Goiânia.
Joana Pellerano
Professora e Coordenadora – Centro Universitário Senac – São Paulo/SP
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFES), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e em Comunicação e Gastronomia (UVic, Espanha) e doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP). É professora e pesquisadora da área de alimentação e autora do site Comida na Cabeça.
LAÉRCIO ZULU
Bartender – Custom Cocktails – São Paulo/SP
Campeão do World Class Diageo Brasil em 2014, está há seis anos no mercado, desenvolvendo sua coquetelaria autoral com técnicas modernas. Busca a valorização de ingredientes genuinamente brasileiros, trazendo o conceito de regionalidade para o preparo de seus coquetéis.
LEO NAVES
Chef de Cozinha – Restaurate Leo Naves Atelier – Goiânia/GO
Formado em Gastronomia na cidade de Goiânia, viajou pelo mundo trabalhando em países como República Dominicana, México, Argentina, Paraguai e Peru, além de viajar pelo Brasil em busca de aprimoramento nas várias cozinhas brasileiras. É hoje sócio proprietário e Chef do Leo Naves Ateliê Gourmet.
LUCIANA PRUDENTE
Instrutora de Gastronomia – SENAC/GO
Formada em Gastronomia pela Faculdade Cambury. É instrutora dos cursos de gastronomia do SENAC-GO. Trabalhou nas redes Blue Tree Hotel e Comfort Hotel como chefe de cozinha. Foi docente de Gastronomia nas Universidades UEG e PUC-GO.
MARCELO CORRÊA BASTOS
Chef de Cozinha – Restaurante Jiquitaia – São Paulo/SP
Graduado em Direito no Paraná, foi para São Paulo estudar gastronomia e passou por restaurantes como Porto Rubaiyat e SAL Gastronomia. Em 2012 abriu o Jiquitaia, com foco em comida brasileira e sazonal. Em 2015 foi indicado como Bib Gourmand do Guia Michelin, além de outros prêmios.
MARCIA PINCHEMEL
Chef Consultora – Goiânia/GO
Idealizadora do Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, ganhou o Prêmio Chef revelação do Centro Oeste – Revista Gula (2008), Chef do Ano Revista VEJA(2014) e a Honraria de embaixadora da gastronomia Goiânia 2014/2015, do grupo Conforto Gastronômico. Está finalizando seu primeiro livro,
Maria Henriqueta Gimenes-Minasse
Professora – Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo/SP
Bacharel em Turismo, mestre em Sociologia e Doutora em História pela UFPR. É professora da área de patrimônio e cultura do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de autora do site Comida na Cabeça.
MARIANA DIAS
Chef de Confeitaria – Piú Restaurante – São Paulo/SP
Confeiteira, estudou hotelaria no Senac e confeitaria no Espai Sucre, em Barcelona. Trabalhou com Tsuoshi Murakami, no Kinoshita, e Pascal Valero, no Kaá – ambos em SP. Foi então para o Esquina Mocotó, de Rodrigo Oliveira, ficando até meados de 2014. Atua hoje na confeitaria do Restaurante Piú, em São Paulo.
Marielys Siqueira Bueno e Ricardo Frugoli
Profa.. Dra. do Programa de Hospitalidade UAM e Doutorando em Hospitalidade – UAM – São Paulo/SP
Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás (1976) e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1988), a professora Marielys é atualmente professora da UAM-SP, onde Ricardo Frugoli, Graduado em Gastronomia e Mestre em Hospitalidade, cursa seu doutorado, também em Hospitalidade.
Mario Portella
Chef consultor – Juiz de Fora/MG
Mineiro de Juiz de Fora, é especialista em carnes e charcutaria. Viaja pelo país ensinando técnicas para assar, curar, conservar e defumar carnes. O Chef une noções de microbiologia, veterinária, engenharia de alimentos, à gastronomia. Atualmente ministra cursos mensais em cinco estados do Brasil.
MOEMA MACHADO
Padeira e Pesquisadora – Goiânia/GO
Formada em Pâtisserie & Boulangerie pelo Centro Europeu de Curitiba em 2012, fez diversos estágios em Curitiba (Pão Prosa, Jacob Confeitaria) e Florianópolis (Padeiro de Sevilha). Responsável pelo sucesso da Dona Padeira, em Goiânia, deixou a sociedade no início de 2015 para iniciar novos projetos.
PATRÍCIA GARCIA
Chef Consultora – Goiânia/GO
Graduada em Gastronomia pela Faculdade Cambury, foi Chef de Cozinha do Buffet As Marias, empresa familiar que atuou no mercado por mais de 18 anos. É atualmente autônoma, organizando eventos e à frente do Sanduba das Meninas.
PEDRO MIRABILE
Chef de Cozinha – Agência de Cozinha – São Paulo/SP
Dono de um buffet para eventos e uma fábrica de congelados, é o chef oficial da Polishop, para marcas como Thermomix e Air Fryer Walita, adaptando receitas para novos equipamentos de cozinha. Foi premiado como o melhor novo bar de SP pelo Guia da Folha em 2013 e participou do Cozinha Sob Pressão do SBT neste ano.
Rebeca Rubim
Professora do IFG Câmpus Goiânia – Curso Técnico Integrado em Cozinha
Mestre em Hospitalidade (UAM – 2012) é graduada em Gastronomia pelo Senac (2006) e possui pós graduação em Docência para o ensino superior com ênfase em Gastronomia, Turismo e Hotelaria, pela mesma instituição (2008).
RODRIGO CORDEIRO
CEO – Acqua Consultoria – Palestrante ABEOC – Goiânia/GO
Formado em Administração de Empresas pela PUC – SP e pós-graduado em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC – SP. Organizou de mais de 250 eventos técnicos e científicos, nacionais e internacionais com até 20000 participantes, voltados à área de meio ambiente, promovidos por entidades do terceiro setor e consulados.
Rodrigo Martins
Chef Executivo – The Meatpack House – Curitiba/PR
O Chef é um verdadeiro artesão da gastronomia brasileira. Originalmente de Londrina, é formado Cozinheiro Chef Internacional pelo Senac Águas de São Pedro. Como consultor, participou em mais de 70 empreendimentos gastronômicos, incluindo os goianos Ateliê do Grão, Tribo Restaurante e Velvet 36 Rock’n Roll Bar.
RODRIGO MENEZES RAMOS
Coffee Hunter – Ateliê do Grão – Goiânia/GO
Foi gerente de inovação e pesquisa da Tribo do Açaí. Proprietário do Dinar 66, a primeira hamburgueria gourmet de Goiânia. Proprietário do Waikaloa Grill, restaurante de cozinha internacional. Atua no ramo de foodservice há mais de 20 anos.
Selena Martins
Professora do IFG Câmpus Goiânia – Curso Técnico Integrado em Cozinha
Apaixonada por doces tradicionais, deixou em 2007 a carreira jurídica para se dedicar à Gastronomia, se formando pela Fac. Cambury de Goiânia (2008) e se especializando em panificação e confeitaria em Sydney, Austrália (2011).
THIAGO MIGUEL
Chef de Cozinha – Restaurante Casa Oliva – Goiânia/GO
Formado pelo Senac-SP, o chef é apaixonado pelos ingredientes da terra, pelas técnicas tradicionais e principalmente de saber de onde vem os ingredientes com que trabalha. Sua formação é franco-italiana clássica e seu esforço é por trabalhar sempre com o mais fresco e mais artesanal possível.
TELMA LOPES MACHADO
Proprietária – Fazenda Babilônia – Pirenópolis/GO
Integrante da quarta geração de herdeiros da famosa Fazenda Babilônia, sua história se mistura à história de Pirenópolis e seu tempo colonial. D. Telma faz de tudo para manter a propriedade produtiva e de forma original, preservando relíquias e receitas tradicionais do Café da Manhã Sertanejo Goiano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FALE CONOSCO