11a. EDIÇÃO DO EVENTO

 

 

Evento já tradicional em Goiânia, o Festival Gastronômico do IFG – Câmpus Goiânia é coordenado pelos professores dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria e do curso técnico integrado em Cozinha, e, neste ano novamente, integrará o Festival Cozinha Goiás.

Nos Festivais Gastronômicos os professores organizadores do evento (da área de Turismo e Hospitalidade e demais áreas do IFG) trabalham de forma interdisciplinar, integrando as áreas de Alimentação às outras áreas, como forma de possibilitar o desenvolvimento de melhores práticas pedagógicas.

Além disso, as parcerias firmadas com entidades e outras instituições de ensino, e a participação da comunidade em geral, colaboram para a consolidação das atividades de extensão, fundamental para o processo de formação integral dos alunos do IFG. Os alunos, por sua vez, participam como agentes desta interlocução entre diferentes áreas do conhecimento e o mundo do trabalho.

Com isso, pode-se considerar que os festivais gastronômicos têm contribuído de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem, para a discussão de temáticas pertinentes ao momento em que os eventos acontecem, além de possibilitar o aperfeiçoamento do corpo docente, com ênfase na prática pedagógica interdisciplinar, e contribuir com uma melhor formação científica e tecnológica dos alunos do IFG.

Tema com data

Em sua 11ª edição, o Festival Gastronômico irá abordar assuntos relacionados ao resgate e adaptação de técnicas tradicionais e/ou antigas de preparo e cocção de alimentos, bem como os saberes populares relacionados às práticas culinárias da cultura brasileira. As oficinas, palestras e exposições da programação terão por objetivo valorizar o saber fazer antigo, além de estimular novas formas de pensar para consolidar técnicas gastronômicas. Pretende-se também colaborar para a formação de profissionais das áreas de Turismo e Hospitalidade e Serviços de Alimentação preocupando-se com a valorização da historicidade dos pratos e valores culturais agregados a estes.

O 11° Festival Gastronômico também tem como objetivo promover o relato de experiências e o fortalecimento da área de Hospitalidade em geral, contemplando subtemas relacionados à Hotelaria, Turismo, Eventos e obtenção, produção e transformação de Alimentos, por meio da divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos profissionais/estudantes dessas áreas.

One thought on “11a. EDIÇÃO DO EVENTO

Comments are closed.